top of page

AGORA: Condutores protestam contra a padronização de frota escolar no interior

  • jonasmultimarcas
  • 14 de jul. de 2015
  • 1 min de leitura

Cerca de 100 condutores do transporte escolar de Sorocaba, fazem uma carreata pelas ruas da cidade nesta terça-feira contra o CONTRAN que modifica a regra das cadeirinhas para crianças de até 7 anos. a Cidade tem 650 veículos cadastrados que transportam 50 mil passageiros por dia. Na Prática a resolução a substituição das vans por micro-ônibus.

1436897406629.jpg

De acordo com William Martins, porta-voz dos condutores, a medida resulta de uma articulação dos fabricantes desses veículos para a padronizaçao da frota escolar.

A carreata percorreu a região central da cidade e se dirigiu à Câmara Municipal. O movimento foi apoiado pela maioria dos vereadores.

Uma moção de repúdio à resolução será colocada em votação na próxima sessão pelo presidente do Legislativo, Gervino Gonçalves (PR).

De acordo com Martins, as vans atuais não têm condições de serem adaptadas para o modelo de cadeirinha exigido pelo Contran. O veículo compatível com a exigência custa R$ 280 mil.

As vans atuais têm o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e são vistoriadas a cada seis meses.

A resolução 533 do Contran, publicada em 17 de junho, obriga veículos de transporte escolar a ter cadeirinha para crianças de até 7 anos e meio.

Os assentos de elevação, que utilizam cinto de segurança na altura do pescoço do passageiro, devem ser usados para crianças de 4 a 7 anos.

O Contran informou que a resolução estabelece "condições mínimas de segurança" para o transporte de crianças e que as transportadoras têm até 1º de fevereiro de 2016 para cumprirem a resolução.

 
 
 

Comments


Insira seu e-mail para receber nossas notícias:

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

Parceiros

© 2015 Copyright. Todos os direitos reservados.

bottom of page