top of page

Motoristas de vans fazem carreata em Brasília contra resolução da ANTT

  • jonasmultimarcas
  • 22 de jul. de 2015
  • 2 min de leitura

Norma diz que vans só podem rodar 540 km em viagens fora do estado. Tempo de permanência no destino também não pode superar 12 horas.

Motoristas e donos de vans particulares que fazem transporte de turismo e interestadual fizeram uma carreta nesta quarta-feira (22) em Brasília contra uma resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre quilometragem de fretamento do serviço. Não houve impacto no trânsito e nenhuma faixa foi bloqueada.

Cerca de 30 veículos vindos de Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Brasília participaram do ato. O grupo se concentrou na Torre de TV e seguiu em comboio pela faixa central do Eixo Monumental, na via S1, em direção ao prédio da ANTT. Está prevista uma audiência de esclarecimento das novas regras no local, às 14h.

A resolução regulamenta a prestação do serviço de transporte rodoviário coletivo interestadual e internacional de passageiros realizados em regime de fretamento e permitindo a utilização de vans para viagens de até 540 quilômetros, ida e volta. A regra também determina, entre outras coisas, que o tempo de permanência no destino seja de no máximo 12 horas.

O diretor da Associação dos Microempreendedores Individuais do Transporte Turístico (Amettur) do DF André Sabeck afirma que a resolução fere a Constitução e o direito de ir e vir. "Eles querem tirar da praça microempresários, e os que ficarem têm que limitar a quilometragem e o tempo de viagem. Eles alegam que o veículo não tem segurança para fazer viagem longa. Se ele não tivesse segurança, não poderia nem ser comercializado. As montadoras já soltaram manifestações falando que os veículos são seguros e atendem exigências previstas em lei."

Fonte: Globo.com

 
 
 

Comments


Insira seu e-mail para receber nossas notícias:

Parabéns! Sua assinatura foi concluida

Parceiros

© 2015 Copyright. Todos os direitos reservados.

bottom of page